[Tutorial] VPN + Android

Usar tag [Video] [Tutorial]
andredepaula
Jr. Member
Jr. Member
Status: Offline

[Tutorial] VPN + Android

Mensagem por andredepaula »

Pessoal, ao invés de vir pedir ajuda, estou trazendo uma solução, conectar seu Android a VPN do Endian.

Antigamente, esse processo era bem tranquilo atráves do aplicativo OpenVPN Install, ele isntalava o binário na pasta /system do aparelho e pronto, se conectava tranquilamente. Porém hoje, ele não consegue instalar esse binario nos dispositivos com o Android 4.3 ou superior.

Fazendo algumas pesquisas e estudos, consegui instalar esse binário e consequentemente efetuar a conexão. Pois bem, vamos aos procedimentos.

Pre-requisitos.

Ter acesso root ao seu dispositivo (Caso não tenha, me fale qual o seu aparelho que tento auxiliar)
Ter instalado o Java SDK e o Android Debug Bridge (ADB).
Baixar o binário do OpenVPN

Links:
Binário OpenVPN - http://android-openvpn-installer.google ... -0.2.4.apk
Java SDK - http://www.oracle.com/technetwork/java/ ... 33151.html
ADB - http://developer.android.com/sdk/index.html#download

Observações: Eu instalei o ADB na raiz da unidade para facilitar, então durante todo o tutorial vou seguir o caminho onde está o ADB no meu PC, que no caso é C:\. E antes de começar o tutorial, tenha certeza que a opção "Depuração USB" esteja ativada no seu aparelho.

1. Extrair o binário do arquivo APK - Abra o APK com o WinRar (ou semelhante), copie dentro da pasta "asset" o binário "openvpn-2.1.1-static-xbin", cole no c:\ e renome-o para openvpn para facilitar.

2. Copiar o binário para o celular - Abra o promt de comando, vá até a pasta c:\adb\sdk\platform-tools\ e digite "adb devices", ele irá listar o seu aparelho, sinal de que ele está conectado. Em seguida digite o seguinte comando "adb push c:\openvpn /sdcard/openvpn". Feito isso ele irá mostrar que o binário foi copiado para o SD do aparelho.

3. Copiar o binário para a pasta /system - Durante esse processo, ele poderá solicitar no aparelho autorização para acesso root, basta você aceitar. Vamos entrar no modo shell do aparelho digitando "adb shell" e em seguida "su" para acesso root. Agora basta digitar os comandos abaixo para efetuar a copia do binário para a pasta /system.

Código: Selecionar todos

mount -o remount rw /system
cp /sdcard/openvpn /system/xbin/
rm /sdcard/openvpn
chmod 755 /system/xbin/openvpn
mount -o remount ro /system
4. Verificando se o binário foi instalado corretamente - Baixe e instale o OpenVPN Install na PlayStore, ao abrir ele irá mostrar que o binário foi instalado com sucesso.

5. Instalando o OpenVPN Settings - Antes de instalar, crie a pasta "openvpn" no SD do aparelho e copie para lá o certificado (CA) e o arquivo de configuração .ovpn. Após instalar, e abrir o aplicativo, você verá que ele já terá o arquivo de configuração na lista. Basta você marcar a opção "OpenVPN - Turn on OpenVPN" que ele irá fazer a conexão ao Endian.

Espero que tenha ficado claro os procedimentos, mas caso contrário, só me chamar que explico melhor.

Grande abraço.

;) ;D
Editado pela última vez por andredepaula em 02 Out 2014 09:25, em um total de 1 vez.

evertin
Full Member
Full Member

Re:[Tutorial] VPN + Android

Mensagem por evertin »

Bom dia !
Tenho um Xperia Play , android 2.3 , será que funciona neste cara ? , copiei na mão o arquivo openvpn para a pasta system e depois alterar a permissão para rw , dai criei a pasta /sdcard/openvpn e colei dentro o certificado CA.

Após isso , criei uma conexão no menu VPN do android, mais não consegui conexão por não ter certeza de qual configuração é a adequada, além do fato que nenhuma delas deixa selecionar o CA do Endian.

Outro dúvida que ficou , como faço pra gerar o arquivo de configuração .ovpn  ? pelo que vc escreveu preciso salvar este arquivo na pasta openvpn.

vlw

Abraço

Everton
andredepaula
Jr. Member
Jr. Member

[quote="evertin"]
Bom dia !
Tenho um Xperia Play , android 2.3 , será que funciona neste cara ? , copiei na mão o arquivo openvpn para a pasta system e depois alterar a permissão para rw , dai criei a pasta /sdcard/openvpn e colei dentro o certificado CA.

Após isso , criei uma conexão no menu VPN do android, mais não consegui conexão por não ter certeza de qual configuração é a adequada, além do fato que nenhuma delas deixa selecionar o CA do Endian.

Outro dúvida que ficou , como faço pra gerar o arquivo de configuração .ovpn  ? pelo que vc escreveu preciso salvar este arquivo na pasta openvpn.

vlw

Abraço

Everton
[/quote]

Olá meu caro, tudo bem?

No Android 2.3 essa configuração não é necessária, mas se você já fez não tem problema. Com o aplicativo OpenVPN Settings ele irá detectar automaticamente os arquivos CA e o .ovpn dentro da pasta /sdcard/openvpn.

Com relação ao arquivo .ovpn vou passar o que eu uso aqui, basta você criar pelo bloco de notas e salvar com a extensão .ovpn (Ex: conf.ovpn).

Código: Selecionar todos

client
float
dev tap
proto udp
port 1194
remote (IP Externo do seu Endian)
resolv-retry infinite
nobind
persist-key
persist-tun
ca (o nome do arquivo do seu certificado, e não esqueça de colocar a extenção também. Ex. "ca-vpn.pem")
auth-user-pass
pull
comp-lzo
Qualquer dúvida volte aqui que tento esclarecer para você.

Abraços.
evertin
Full Member
Full Member

Mensagem por evertin »

Boa noite Andre ! , tudo joia e por ai ?
Seguindo seus passos, consegui conectar na VPN , (pegou ip e tal), porem não consigo conectar nos computadores usando por exemplo o remote desktop do android.

alguma sugestão  ?

abraço

Everton
andredepaula
Jr. Member
Jr. Member

[quote="evertin"]
Boa noite Andre ! , tudo joia e por ai ?
Seguindo seus passos, consegui conectar na VPN , (pegou ip e tal), porem não consigo conectar nos computadores usando por exemplo o remote desktop do android.

alguma sugestão  ?

abraço

Everton
[/quote]

Bom, a minha infra é um pouco diferente das demais, porém, tente verificar nas configurações da VPN, se o modo bridge está ligado, e faça alguns testes nas opções avançadas.

Até.
andredepaula
Jr. Member
Jr. Member

Evertin, tente os passos do Elton.

http://itbr.org/forum/video-aula-e-tuto ... -firewall/

Até.
evertin
Full Member
Full Member

Mensagem por evertin »

Bom dia Andre, precisei trocar de aparelho e agora estou com Samsung Galaxy Grand 2, este tem o android 4.4.2 , logo mais vou tentar usar a VPN por ele , sobre o tutorial do Elton , minha configuração do Servidor VPN está correta , pois consigo usar a VPN de boa no pc da minha casa por exemplo.

O que não consegui foi acessar os computadores através da VPN no android , a conexão ocorre mais não acessa as maquinas.

vlw
Responder

Voltar para “Video Aula e Tutoriais”