1 Passo vamos entrar na interface web do Zentyal https:// 192.168.0.34

2 Passo: Vamos instalar os pacotes no meu caso so vou usar o pacotes do office pois é o que preciso para colocar um controlador de dominio.

3 Passo: Bora confirmar os pacotes que vamos instalar...

4 Passo: Vamos configurar as interfaces de rede no meu caso minha placa eth0 é a interna.

5 Passo: vou deixar a eth0 que o dhcp da rede lhe dê um ip.

6 Passo: Vamos aguardar a instalação dos pacotes..

7 Passo: chegamos aonde queria escolher o nome do dominio o meu será EGOMES.LAN

8 Passo: Vamos fazer um registro basico é free.

9 Passo: Vamos aguardar que o zentyal está habilitando e configurando alguns modulos.

10 Passo: Pronto parabens agora vamos para interface web que é o que interessa.

11 Passo: Vamos ativar dois modulos compartilhamento de arquivos e comparilhamento de impressoras.

12 Passo: Será apresentando um erro aonde posteriormente devemos setar um ip para o dominio que criamos e depois voltamos para ativar esses caras.

13 Passo: olha o erro ai clicamos na frase ip adress for egomes.lan traduzindo setar um ip para seu dominio manow. kkkk

14 Passo: Colocamos o ip depois clicamos em adicionar e posteriormente em salvar configurações que fica no alto da tela.

15 Passo: voltamos no menu estado de modulos para ativar o compartilhamento do samba.

16 Passo: Vamos clicar em salvar alterações.

17 Passo: Alterações salvas....

18 Passo: Vamos na maquinas windowns e setar o dns o zentyal para resolver o nome do dominio. se não fizer isso nada vai adiantar para integrar a maquina.

19 Passo: Agora vamos ter certeza que o nome do dominio já está funfando dando um ping egomes.lan -t e o mesmo respondendo..

20 Passo: colocar a maquina em dominio vamos na propriedades do meu computador.

21 Passo: clicar no botão alterar.

22 Passo: Colocar o dominio criado no zentyal no meu caso foi egomes.lan

23 Passo: Será pedido as credencias para integrar a maquina no dominio o user é administrator a senha é a que vc colocou na instalação do zentyal.

24 Passo: se ocorrer tudo bem vc recebera uma mensagem de bem vindo ao dominio.

25 Passo: logar na maquina no dominio criado o meu é egomes e estou entrando como administrator.

26 Passo: Pronto como todos podem ver a maquina está habilitada e ingressada no domini criado egomes.lan

abraços a todos e bom proveito duvidas podem colocar aqui que será o maior prazer ajudar os membros com dúvidas..