Pessoal, estou querendo criar mais uma rede no Endian 3.2 para uso de convidado para não ter acesso a rede principal só acesso a internet.
No Endian já tenho 3 interfaces sendo:
1 (Verde) Rede local
2 (Vermelha) links de internet
Pretendo usar a (Azul) para Wireless
Como configurar no DHCP para liberar IP´s para esta rede Wireless?
Abraço
Como configurar duas redes e um Server DHCP?
-
- Newbie
- Status: Offline
- marceloleaes
- Administrator
- Contato:
Re: Como configurar duas redes e um Server DHCP?
O Endian possui dhcpserver para as 3 zonas, VERDE, AZUL e LARANJA.
No teu caso, basta ativar na rede AZUL e configurar o escopo , vou postar um print de como utilizo
Na rede VERDE não uso DHCP do Endian pois já existe AD, habilito na AZUL para distribuir endereços no WIFI dos visitantes.
No exemplo a interface do Endian é o ip 192.168.100.1 , os Access points são 192.168.100.2, 192.168.100.3, 192.168.100.4
( Access points com o dhcpserver desativado )
E o escopo do DHCP distribui do 10 pra cima.
No teu caso, basta ativar na rede AZUL e configurar o escopo , vou postar um print de como utilizo
Na rede VERDE não uso DHCP do Endian pois já existe AD, habilito na AZUL para distribuir endereços no WIFI dos visitantes.
No exemplo a interface do Endian é o ip 192.168.100.1 , os Access points são 192.168.100.2, 192.168.100.3, 192.168.100.4
( Access points com o dhcpserver desativado )
E o escopo do DHCP distribui do 10 pra cima.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Newbie
Ok fiquei com uma duvida.
Eu uso DHCP do Endian, mesmo tenho um AD na rede, pois com o DHCP no Endian habilitado eu ganho o Wpad.dat e não preciso de criar GPO para seta o proxy no browsers.
Neste caso eu terei que plugar mais uma placa de rede para usar na zona azul e criar um sub-rede rede certo?
Rede local 192.168.0.0/24 Verde
Sub-Rede 192.168.1.0/24 Azul
Abraço
Eu uso DHCP do Endian, mesmo tenho um AD na rede, pois com o DHCP no Endian habilitado eu ganho o Wpad.dat e não preciso de criar GPO para seta o proxy no browsers.
Neste caso eu terei que plugar mais uma placa de rede para usar na zona azul e criar um sub-rede rede certo?
Rede local 192.168.0.0/24 Verde
Sub-Rede 192.168.1.0/24 Azul
Abraço
Editado pela última vez por jgama1 em 30 Abr 2017 13:40, em um total de 1 vez.
- marceloleaes
- Administrator
- Contato:
Correto, para usar a AZUL será necessário mais uma interface de rede.
Sobre o DHCP, o Active Directory tem como pré requisito o uso do DHCP na mesma máquina.
O DNS do Windows Server trabalha integrado ao DHCP , usar o DHCP separado do DNS do AD vai gerar inconsistência no DNS. O correto é SEMPRE utilizar o DHCP do Windows Server.
Sobre o DHCP, o Active Directory tem como pré requisito o uso do DHCP na mesma máquina.
O DNS do Windows Server trabalha integrado ao DHCP , usar o DHCP separado do DNS do AD vai gerar inconsistência no DNS. O correto é SEMPRE utilizar o DHCP do Windows Server.
-
- Newbie
Sim, mas como eu estava com alguns problemas com GPO para setar o proxy nos browsers e verificando que o DHCP do Endian habilitado automaticamente ele cria o proxy.pac e ajudou um pouco.
mas irei verificar a possibilidade de retornar com DHCP do Windows.
Obrigado pela dica.
mas irei verificar a possibilidade de retornar com DHCP do Windows.
Obrigado pela dica.
- marceloleaes
- Administrator
- Contato:
Tem um exemplo de script para GPO postado pelo Gordo Lopes no fórum, funciona com todas as versões.
WPAD também pode ser entregue pelo DHCP do Windows Server
https://technet.microsoft.com/en-us/lib ... 94881.aspx
WPAD também pode ser entregue pelo DHCP do Windows Server
https://technet.microsoft.com/en-us/lib ... 94881.aspx
-
- Newbie
Blz, irei analisar.
EDITADO: Fiz conforme explica, mas o problema que o usuário mesmo logando no domínio quando vai acessar o browser esta solicitando usuário e senha.
Não é para acontecer isso, só se o usuário não pertencer ao domínio que deveria aparecer o pop up.
Alguma dica?
Obrigado
EDITADO: Fiz conforme explica, mas o problema que o usuário mesmo logando no domínio quando vai acessar o browser esta solicitando usuário e senha.
Não é para acontecer isso, só se o usuário não pertencer ao domínio que deveria aparecer o pop up.
Alguma dica?
Obrigado
- marceloleaes
- Administrator
- Contato:
Qual a versão do Endian utilizado ?
No Endian 2.4.1 após ingressar no dominio é necessario ajustar permissões no winbind.
O sintoma é de não aceitar as credencias por NTLM e ficar pedindo credenciais no navegador.
No Endian 2.4.1 após ingressar no dominio é necessario ajustar permissões no winbind.
O sintoma é de não aceitar as credencias por NTLM e ficar pedindo credenciais no navegador.