[Tutorial] Instalação do Nimbus OpenSource Backup

Usar TAGs [Video] [Tutorial]
Avatar do usuário
tacioandrade
Administrator
Administrator
Mensagens: 110
Registrado em: 10 Jun 2013 22:03
Localização: Vitória da Conquista - Ba
Idade: 34
Contato:
Status: Offline

[Tutorial] Instalação do Nimbus OpenSource Backup

Mensagem por tacioandrade »

Olá a todos, hoje venho apresentar o Nimbus Opensource backup. O Nimbus nada mais é do que um Ubuntu Server 10.04 com o bacula instalado e pré configurado, além de possuir uma interface web amigável para o uso.

Esse é um projeto Brasileiro que por uma pena veio a ser abandonado por falta de verbas, entretanto por falta de uma solução mais amigável de backup eu e o Eduardo Jonkie aqui do Forum decidimos abraçar a solução e tentar melhora-la para deixar usável novamente.

Os clientes do Debian e CentOS não estavam funcionando e nós trabalhamos com o auxílio de outras pessoas na internet, conseguimos colocar para funcionar novamente, agora ele é funcional no Windows Server e Linux (baseados em Debian e Red Hat).

Deixando de lado a conversa, vamos ao que interessa. =)

Instalação

Para fazer a instalação do Nimbus será necessário fazer o download da iso: https://sourceforge.net/projects/nimbus ... o/download Gravar em um CD (ou dar boot por um pendrive) e iniciar a instalação.

Imagem

Após iniciar o boot selecione a primeira opção e ele fará a instalação por si só. No caso ele irá apagar TUDO que existe no HD e fará a formatação do disco.

O disco será formatado em:

/      - Partição raiz do sistema
/boot  - Partição de boot do sistema
/bacula - Partição onde ficarão armazenados os backups.
swap    - Partição dem memória em disco

Após a instalação ser concluida, o IP, usuário e senha é criado automaticamente e são os seguintes:

IP: 192.168.50.50
Usuário: root
Senha: nimbus

Depois de instalado e quando aparecer a tela de login do terminal, recomendo veementemente que logue no servidor e altere a senha de root do mesmo e de preferência crie um usuário sem poder de root e desabilite o login do root via ssh (porem isso fica a gosto do administrador) e com outro computador acesse o Nimbus pelo endereço: http://192.168.50.50.

Assim que você acessar essa página, aparecerá uma tela pedindo que leia a licença de uso do software:

Imagem

Leia a licença, e clique em Concordo. Após concordar com os termos da licença aparecerá uma tela pedindo para que você altere as informações de rede do seu servidor Nimbus:

Imagem

Ao clicar em próximo ele pulará uma opção, pois a mesma só é ativa para a antiga versão comercial dele e será pedido que você configure o servidor NTP, País e Região (isso dai é muito importante, pois se a data/horário do seu servidor estiver incorreta ou com diferença grande entre ele e o cliente, o backup pode ter problemas).

Imagem

Na tela seguinte aparecerá uma opção de Configuração do Offsite, no caso essa opção era para fazer o backup dos dados na nuvem da empresa mantenedora, porem com o cancelamento do projeto o mesmo não mais funciona, então ignorem e clique em Próximo.

Imagem

Por fim é pedido que crie a nova senha (usada para a administração web e para configurar o cliente de Backup do Nimbus)

Imagem

Por fim a instalação é concluida, para acessar a interface Web é só colocar o usuário: admin e a senha que acabou de configurar e ser feliz. =)


Algumas informações que podem ser úteis em caso de possuir firewall em sua rede e caso tenha problemas com a ligação entre cliente e servidor:

Portas do Servidor Nimbus
22    - Porta SSH (Acesso remoto ao shell)
80    - Servidor Web Nginx
9101  - Bacula Diretor (quem faz a conexão e gerencia os backups)
9102  - Bacula Cliente
9103  - Bacula SD (Storage)
11110 - Nimbus Client

Portas dos clientes (tem que estar liberadas para o IP do Nimbus)
9102  - Bacula Cliente
11110 - Nimbus Client


Depois iremos criar outros tutoriais de como sobre a instalação do cliente no Windows, Linux (Debian e CentOS), alterar a partição /bacula para LVM, de forma que você possa fazer a expansão da mesma colocando mais discos ou montar na partição um diretório NFS, etc.

Então até o próximo tutorial.
Editado pela última vez por tacioandrade em 20 Jul 2015 23:17, em um total de 1 vez.



acrisio.dias
Newbie
Newbie
Mensagens: 1
Registrado em: 17 Nov 2021 11:27
Status: Offline

Re: [Tutorial] Instalação do Nimbus OpenSource Backup

Mensagem por acrisio.dias »

Pow, manei.... usei o nimbus aqui na trabalho por um tempo como solução de backup, mas tivemos um problema com espaço em disco pelo que tava não conseguia adicionar discos, ai teria que reinstalar do zero... mas se tiver voltado a dar seguimento no projeto gostaria de ver como ele estar e quem sabe usar novamente ele

Responder

Voltar para “Video Aula e Tutoriais”