[RESOLVIDO] 2 WAN simultaneas

Duvidas
leonardofnas
Newbie
Newbie
Status: Offline

[RESOLVIDO] 2 WAN simultaneas

Mensagem por leonardofnas »

É possível o endian ter 2 conexões red(wan)?
Explicando melhor...
Aq na empresa nós temos 2 links dedicados, 1 de 10mb e outro de 1mb, o link de 10mb é de internet normal, MAS o de 1mb é um link dedicado com a EMPRESA que a minha empresa é parceira.Esse link(1mb) não tem acesso a internet, ele só é usado para fazer conexão com um servidor de acesso remoto.
Pelo link de 10mb é possivel conectar a esse server remoto, mas o sistema fica lento.Já pelo link de 1mb, mesmo que muitas pessoas estejam conectados a ele, ele funciona normalmente.
Um exemplo que eu imagino ser possível, e ajudaria e muito se alguém pudesse me ajudar a configurar.
Quando eu acesso pelo link de 10mb, o ip de acesso é ex: 200.200.200.200, já quando acesso pelo link de 1mb o ip é ex:10.10.10.10.
Eu quero que, o usuário possa usar a net normalmente, Mas quando ele fizer a solicitação de conexão com o servidor remoto o endian direcione essa solicitação para link de 1mb que se conectará ao ip 10.10.10.10.

Não sei se fui claro o bastante.kkkk.
Editado pela última vez por leonardofnas em 30 Ago 2013 10:24, em um total de 1 vez.

marceloleaes
Administrator
Administrator
Contato:

Re:2 WAN simultaneas

Mensagem por marceloleaes »

Boa noite Leonardo,

Sim é possivel ter até 3 interfaces RED gerenciadas pelo Endian, inserindo através da interface web sem problemas.

No seu caso, você instalará a conexão de 10MB utilizando o Wizard de configuração padrão do Endian, e após aplicar vá em Network -> Interfaces e adicione a nova conexão manualmente. A conexão de 1MB atuará como FAILOVER quando a de 10MB cair. Para configurar o failover dá uma conferida nas dicas na seção do endian aqui do fórum.

Sobre q questão do acesso preferencial usando o link secundário de 1MB você deverá configurar uma Policy Routing definida pelo protocolo de acesso, no menu Networking -> Routing -> Policy Routing.

Esta regra será baseada em origem, destino e seleção do link da saida. Digamos que você precise direcionar todo o trafego gerado na porta 80, com destino ao IP do seu website 200.200.200.100 , com saida pelo link secundário, no meu caso o link nomeado ADSL OI.

Imagem

Qualquer dúvida poste ai
"Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha." Confúcio
leonardofnas
Newbie
Newbie

"Esta regra será baseada em origem, destino e seleção do link da saida. Digamos que você precise direcionar todo o trafego gerado na porta 80, com destino ao IP do seu website 200.200.200.100 , com saida pelo link secundário, no meu caso o link nomeado ADSL OI."

nessa parte no lugar de 200.200.200.100 eu coloco 10.10.10.10 ne?

pq quando quando alguem da green fizer solicitação para o ip 10.10.10.10 ele deverá ser redirecionando ao link de 1mb. é isso ?
marceloleaes
Administrator
Administrator
Contato:

No destino você deve inserir o endereço do servidor onde os usuários da GREEN precisam chegar.

Route VIA link XXX, definirá por qual link os usuários vão acessar.
leonardofnas
Newbie
Newbie

hm....
acho que entendi... quando estou pelo link de 1mb o ip de acesso a conexão remota é 10.xxx.xxx.66... então eu coloco esse ip como endereço do servidor e defino em route via, por qual link eles devem acessar esse ip.
rubem_mn
Newbie
Newbie

Mensagem por rubem_mn »

Nesse casso Marcelo, se eu quiser redirecionar as portas 25,143,993,995,25 para meu Wan2link basta informa o endereço ip do segundo link e as portas ?
Rubem Cerqueira - TI

“Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu Objetivo"
marceloleaes
Administrator
Administrator
Contato:

Não se informa o endereço do link, se deixar o destino em branco vale para qualquer destino.
Se preencher algum endereço de destino a regra fica valendo somente para aquele destino especifico.

O link somente se seleciona.
leonardofnas
Newbie
Newbie

Consegui fazer funcionar.
Primeiro siga oq o marcelo flw em seu primeiro post.
Agora na hora de criar a politica deixa-a configurada assim :

Agora será necessário liberar a porta 80 ,para o ip que vc está querendo que acesse o segundo link(no meu caso o segundo link se chama Coelba), lembrando que a liberação da porta 80 deve estar acima da regra que a bloqueia(caso ela esteja bloqueada)... deixe configurado assim.

lembrando que o ip 74.125.234.248 é um dos ips do google.
para testar se a solicitação está sendo redirecionando vá no cmd e de um :
tracert IP.QUE.VC.QUER

no meu caso tenho 2 links, se sair pelo velox vai aparecer o servidor do velox, e se sair pelo embratel, vai aparecer o server da embratel.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
msoliveira
Administrator
Administrator

Re:[RESOLVIDO] 2 WAN simultaneas

Mensagem por msoliveira »

Não consigo fazer isso funcionar nem a pau... ver. 2.4.1

aguma ideia?
robson.ldsilva
Newbie
Newbie

Re:[RESOLVIDO] 2 WAN simultaneas

Mensagem por robson.ldsilva »

Boa tarde, estou com um problema quase semelhante a diferença é que quero fazer alguns IPs usarem o Link 2, alguem sabe? pode me ajudar?
Trancado

Voltar para “Duvidas”