[Tutorial] Usando um servidor linux como Servidor de acesso remoto externo

Tutoriais sobre aplicativos de acesso remoto, configurações, como bloqueá-las ou libera-las dentro de uma rede
Avatar do usuário
tacioandrade
Administrator
Administrator
Mensagens: 110
Registrado em: 10 Jun 2013 22:03
Localização: Vitória da Conquista - Ba
Idade: 34
Contato:
Status: Offline

[Tutorial] Usando um servidor linux como Servidor de acesso remoto externo

Mensagem por tacioandrade »

Boa noite a todos, essa dica vai para todos que não tem um servidor VPN instalado na sua rede e quer acessar maquinas remotamente pela internet, sem deixa-las completamente expostas. =)

A algum tempo quando pesquisava soluções de acesso remoto linux para acesso a interface gráfica o Marcelo Leães aqui do Forum me indicou o pacote xrdp que funciona como o RDS (área de trabalho remota da Microsoft) para o Linux, instalei e vinha usando para acesso local a algum tempo. Hoje fui fazer um acesso remoto e percebi que tinha outras opções no menu superior e ao checar acabei descobrindo que poderia usar esse computador para acessar qualquer maquina que esse computador pudesse acessar.

Agora chega de conversa e vamos para a receita de bolo. =)

Para instalar o xrdp no Ubuntu/Debian: http://www.unixmen.com/install-xrdp-in-ubuntu-13-04/

Para instalar o xrdp no Centos: http://theitideas.blogspot.com.br/2012/ ... entos.html

Para instalar o xrdp em outras distros: www.google.com.br  ;D

Após instalar, para ter acesso a ele a partir de sua rede externa, você terá que fazer um redirecionamento de alguma porta (recomendo uma com 5 digitos, como por exemplo 12654  para o IP do seu servidor e porta 3389 (porta do xrdp), seja através de uma DMZ no seu modem, firewall, etc.

Após fazer a configuração você terá acesso a esse servidor externamente utilizando qualquer programa de área de trabalho remota, seja ele do Windows, Linux, MAC, Android, IOS, etc.

Após isso tente acessar esse servidor, se obtiver acesso como o esperado, você irá se deparar com a tela abaixo, nela basta você colocar o usuário e senha deste computador e abrirá uma área de trabalho normalmente.

Imagem

Agora caso você queira acessar um outro computador da rede a partir deste servidor, basta alterar a opção "Module" no ComboBox para a opção: vnc-any para ter acesso a uma maquina da rede local com o VNC Server ativo ou então rdp-any para ter acesso a uma maquina utilizando o protocolo RDP (Área de trabalho remota, seja uma maquina Windows ou uma maquina Linux com o xrdp configurado).

Espero que essa dica ajude mais algumas pessoas.


Abraço e até a próxima.
Editado pela última vez por tacioandrade em 15 Ago 2013 23:51, em um total de 1 vez.



Voltar para “Tutoriais”