[Opinião] Infraestrutura de Rede Wan e Lan

Todos assuntos relacionado a infra de rede,telefonia etc....
Avatar do usuário
leandro.cunha
Global Moderator
Global Moderator
Mensagens: 66
Registrado em: 10 Jun 2013 12:43
Localização: São Paulo
Contato:
Status: Offline

[Opinião] Infraestrutura de Rede Wan e Lan

Mensagem por leandro.cunha »

Boa Tarde Galera

Bom Vamos, tenho um projeto a fazer e queria a opinião de vcs pra saber se essa minha idéia seria uma melhor solução, se tem alguém que fez e funciona de boa, ou não funciona, a minha ideia eh a seguinte, analisando a imagem a seguir

Imagem

Vamos ao Cenário
Tenho 1 LP de dados com 6 IPs válidos
Tenho 2 Links de Internet IP Fixo Speedy
2 Switches gerenciável 24 portas Gigabit
2 Servidores Super Micro host Hyper-V cada um com 4 placas de rede
1 Storage Supermicro com 2 placa de rede
e a Rede Local

Minha proposta, quero a opinião de todos vocês pra eu chegar a uma tomada de decisão

No Switch SW02 eu ligo tudo que é conexão de rede Local, 1 placa de cada Hyper-V, 1 Placa de Rede do Storage, e os andares e usuários
No SW03 que vem a brincadeira
To pensando em pegar 1 placa de cada Hyper-v e os Links de internet e jogar entre as portas 1 e 8, que estão em uma Vlan que deixei como Externo, pensando que, cada VM que eu criar no Hyper-V e apontar a porta Wan da VM pra porta conectada ao SW03, ele vá buscar o IP Válido, Alguém já fez isso e funciona ?? ou não ??
Eu conectei uma Porta de cada Hyper-V e 1 do Storage e montei o iSCSI, dentro de uma VLAN no SW03 e funciona na boa, isso ai ja está feito e funcionando, lembrando que o SW03 não terá acesso a Rede Local, eu defini ele somente para os Links de Internet, as Placas do Hyper-V para criação de VM com IP externos e também para o iSCSI,
Alguem ja fez isso, ou parecido ????

Aguardo um monte de comentário pra elaborarmos algumas soluções e eu tomar uma decisão

Essa é a melhor ou tem alguma que funcione melhor ou que não precisa chegar a um nivel tão detalhado assim

Abraços



Avatar do usuário
tacioandrade
Administrator
Administrator
Mensagens: 110
Registrado em: 10 Jun 2013 22:03
Localização: Vitória da Conquista - Ba
Idade: 34
Contato:
Status: Offline

Re:[Opinião] Infraestrutura de Rede Wan e Lan

Mensagem por tacioandrade »

Leandro é o seguinte, no caso como o switch é gerenciável, da para fazer isso que deseja sem problemas, no caso recomendo que você faça o seguinte cheque se o switch é block ou nomblock (se ele consegue encaminhar 100% dos pacotes para os clientes sem fazer enfileiramento), outra coisa que você terá que fazer é link agregation no storage, pois são muitos servidores fazendo acesso ao storage, então é recomendado fazer uma agregação para ter 2GBPS de transferência e o storage não se tornar um gargalo.

Após isso crie um VLAN para o iSCSI, nela você bloquei broadcast (se for possível e coisas do tipo para evitar pacotes indesejados) e adicione ele nas portas que será ligado no iSCSI dos servidores.

Agora não consegui compreender como nessa modelagem os clientes da LAN terão acesso a internet.

Avatar do usuário
marceloleaes
Administrator
Administrator
Mensagens: 1516
Registrado em: 10 Jun 2013 12:45
Localização: Novo Hamburgo
Idade: 41
Contato:
Status: Offline

Re:[Opinião] Infraestrutura de Rede Wan e Lan

Mensagem por marceloleaes »

A tua intenção é de ter a iscSi para cluster do Hyper-V ?

Já montamos este cenário, e funciona que é uma beleza  ;)
"Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha." Confúcio

Avatar do usuário
leandro.cunha
Global Moderator
Global Moderator
Mensagens: 66
Registrado em: 10 Jun 2013 12:43
Localização: São Paulo
Contato:
Status: Offline

Re:[Opinião] Infraestrutura de Rede Wan e Lan

Mensagem por leandro.cunha »

Bom dia Tacio e marcelo

Então tacio, o acesso ao storage será feito somente de 2 server, os hyper-V, então a minha intenção de fazer isso eh realmente o que o marcelo flw, um cluster de hyper-v, so que para isso preciso das maquinas iguais, por isso a ideia de colocar os links e a placa do hyper-v de acesso externo nas portas de 1 a 8 , que ai eu crio essa vlan de links externos pra nao dar acesso indevido a minha rede, a internet será compartilhada por um endian virtualizado, so que na VM eu aponto a rede WAN para a porta do hyper-v que esta dentro dessa vlan, acho que vai funcionar na boa, que ai posso subir quantos endian eu quiser para vários IP válidos pela LP de dados e como vc flw sobre link agregation, não consigo fazer isso no storage, pois ele so tem 2 placas de rede, uma deixei pra minha rede interna e a outra pro iSCSI, se eu tivesse mais uma interface seria show de bola, pois ai eu configurava os 2012 com o MPIO, ai ficaria legal, mas infelizmente não tenho essa interface a mais, mas ta valendo, só passei mesmo pra pegar algumas ideias de vcs, valeu, eae marcelo, funcionou de boa o que vc implantou ??? como foi =/- como vc fez ???

Abraços

Avatar do usuário
leandro.cunha
Global Moderator
Global Moderator
Mensagens: 66
Registrado em: 10 Jun 2013 12:43
Localização: São Paulo
Contato:
Status: Offline

Re:[Opinião] Infraestrutura de Rede Wan e Lan

Mensagem por leandro.cunha »

E outra Marcelo e Tacio
Assim como cluster de Hyper-v, terei vários  endian virtualizado, pois temos diversas aplicações que provavelmente teri que criar um subdominio pra elas e apontar para a minha infra, portanto cada host de hyper-v terá uma placa de rede conectada ao Switch dentro da Vlan onde estão os links externos, portanto quando eu criar uma VM do endian, por exemplo, eu aponto a rede verde pra placa que esta na rede LAN e a rede vermelha pra placa q esta conectada ao SW dentre as portas de 1 a 8 onde está a Vlan de acesso externo, feito isso acho que o endian e o hyper-v busca o ip automatico, lembrando que meus IPs são fixos e não PPPOE, sendo fixo e eu plugando no SW qualquer endian que eu fizer e configurar o IP fico, creio eu que ele funcione na boa

Abraços

Responder

Voltar para “INFRAESTRUTURA DE REDE”