[Noticias] Sofisticado trojan é descoberto no Android e é quase impossível de se

Android é um sistema operacional baseado no núcleo do Linux6 para dispositivos móveis, desenvolvido pela Open Handset Alliance, liderada pelo Google e outras empresas.7
Segundo a Google, mais de 1 milhão e 300 mil aparelhos com este sistema operacional são ativados todos os dias.8 utilizado por vários fabricantes de celulares como: HTC, Samsung, Sony, Motorola, LG e recentemente a Positivo Informática.
Avatar do usuário
Elton
Administrator
Administrator
Mensagens: 1259
Registrado em: 10 Jun 2013 12:44
Status: Offline

[Noticias] Sofisticado trojan é descoberto no Android e é quase impossível de se

Mensagem por Elton »

Imagem

Malware envia SMS, distribui arquivos infectados via Bluetooth e acessa dados do usuário


Os funcionários da empresa de segurança digital Kaspersky Lab detectaram um novo malware para o sistema operacional Android. Apelidado de Backdoor.AndroidOS.Obad.a, é um dos mais sofisticados Trojans encontrados até hoje para o SO do robozinho verde.

O malware foi programado para enviar mensagens SMS para números premium, que debitam do valor dos seus créditos ou da sua linha telefônica, e permite aos crackers executar comandos maliciosos em dispositivos infectados abrindo um shell remoto. Após os crackers terem acesso ao sistema, eles podem usar o malware para roubar qualquer tipo de dados do telefone, efetuar comandos no aparelho ou fazer download de aplicativos maliciosos adicionais que podem ser instalados e ainda redistribuí-los via Bluetooth para outros dispositivos Android.

O maior problema do trojan Backdoor.AndroidOS.Obad.a é o uso de criptografia e um bom sistema de ofuscação do código do malware, tornando quase impossível tirá-lo do dispositivo que esteja infectado e dificultando ainda mais os trabalhos dos técnicos em segurança disponibilizar uma solução eficiente. Além disso tudo, o malware ataca alguns bugs do Android que até então ninguém conhecia, como o software que converte os pacotes de aplicativos .APK em arquivos Java (.JAR), entre outros bugs.

A Kaspersky já informou à Google sobre a vulnerabilidade e informou que o trojan ainda não se tronou uma preocupação tão grande, pois, apenas 0,15% dos dispositivos infectados com malwares possuem o ackdoor.AndroidOS.Obad.a instalado. Portanto, muito cuidado ao instalar aplicativos fora da Play Store e com mensagens de SMS que você recebe de estranhos e até mesmo de amigos contendo links. A instalação de aplicativos piratas também é uma porta aberta para tornar o Android suscetível a esse tipo de infecção, por isso é importante ter sempre o app ou jogo originais.

Fonte: http://www.baixarapk.com.br/2013/06/sof ... ado-2.html


"Colaborar atrai amigos, competir atrai inimigos ..."

Voltar para “Android”