[Tutorial] Usando o Gmail no Mutt

Tutorias diversos sobre serviços e aplicações em servidores Linux
Avatar do usuário
marceloleaes
Administrator
Administrator
Mensagens: 1516
Registrado em: 10 Jun 2013 12:45
Localização: Novo Hamburgo
Idade: 41
Contato:
Status: Offline

[Tutorial] Usando o Gmail no Mutt

Mensagem por marceloleaes »

A motivação para esta postagem foi a necessidade de utilizar um MUA leve para ler/redigir e-mail's. Neste quesito, as ferramentas textuais tem grande vantagem por oferecer grande versatilidade com simplicidade. A grande questão é a curva de aprendizado. Estas ferramentas darão produtividade  à medida que se dedique em aprender como utilizar e até mesmo quando não se deve utilizar.

Começando:

O mutt pode ser instalado em qualquer Linux/BSD. Considero aqui o Debian que é a distro que uso; O mutt possui o pacote mutt e o mutt-patched que inclui alguns patches extras, como por exemplo uma lista de caixas de e-mail ao lado direito (ou esquerdo dependendo da configuração do .muttrc);

aptitude install mutt mutt-patched

Após a instalação você terá o mutt instalado no entanto sem o arquivo de configuração. Neste ponto caso chame o mutt pela linha de comando, este tentará ler e-mail's da máquina local. Não há problema nisso, mas certamente você não terá e-mail a ser mostrado;

Criando um ~/.muttrc

Antes de criarmos nosso primeiro .muttrc, de uma olhada no diretório /usr/share/doc/mutt em especial no arquivo manual.txt.gz. Este é o manual completo. Veja também no mesmo diretório o arquivo README.Debian, aqui algumas dicas de como configurar o .muttrc. Um outro diretório que merece atenção no seu estudo do mutt é o /usr/share/doc/mutt/exemplos, especialmente o arquivo Muttrc.gz; Para ter o .muttrc funcional rapidamente, sugiro que utilize as configurações padrões que ficam em /etc/Muttrc.d, faça isso através de um laço for da seguinte forma:
for i in /etc/Muttrc.d/*.rc; do cat $i >> ~/.muttrc;done
Explicando: para toda variável $i no diretorio X, faça um cat em $i e append no arquivo .muttrc no home do usuário corrente; pronto.

Confira, seu arquivo deverá estar criado com as opções mais comuns; Próximo passo, ajustar o .muttrc para ler uma caixa de e-mail, por exemplo imap do gmail; Para isso adicione as seguintes linhas no seu .muttrc:
set imap_user = '[email protected]'
set imap_pass=""
set spoolfile = imaps://imap.gmail.com:993/INBOX
set folder = "imaps://imap.gmail.com:993"
Com as entradas acima, seu mutt já será capaz de ler as mensagens na sua caixa postal. Agora insira a as configurações para envio de e-mail via servidor smtp do gmail:
set smtp_url = "smtp://[email protected]:587/"
set smtp_pass= ""
Note que o mutt irá solicitar senha para imap e smtp. Se você se sentir confortável e seguro, coloque sua senha nos respectivos campos em aspas. As linhas seguintes completam as funcionalidades básicas do mutt com gmail, ajustando as questões de pastas laterais, mover para lixeira, gravar e-mail enviados em sentmail, entre outras coisas:
set trash=+[Gmail]/Trash
set record="+[Gmail]/Sent Mail"
set postponed="+[Gmail]/Drafts"
set header_cache="~/.mutt/cache/headers"
set message_cachedir="~/.mutt/cache/bodies"
set certificate_file=~/.mutt/certificates
# set up the sidebar, default not visible
set sidebar_width=25
set sidebar_visible=yes #no
set sidebar_delim='|'
# which mailboxes to list in the sidebar
mailboxes =INBOX ='INBOX.Deleted Items' =[Gmail]/Drafts =[Gmail]/'Sent Mail' =[Gmail]/Spam
Bom proveito  ;)


"Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha." Confúcio

lapatacum
Newbie
Newbie
Mensagens: 1
Registrado em: 10 Jan 2017 15:14
Status: Offline

Re: [Tutorial] Usando o Gmail no Mutt

Mensagem por lapatacum »

Obrigado pela informação, ele me ajudou muito

Responder

Voltar para “Tutoriais”