[Tutorial] Shell seguro e com chroot para seu servidor Linux

Tutorias diversos sobre serviços e aplicações em servidores Linux
Avatar do usuário
tacioandrade
Administrator
Administrator
Mensagens: 110
Registrado em: 10 Jun 2013 22:03
Localização: Vitória da Conquista - Ba
Idade: 34
Contato:
Status: Offline

[Tutorial] Shell seguro e com chroot para seu servidor Linux

Mensagem por tacioandrade »

Olá pessoal a algum tempo queria fazer esse tutorial, porem estava sem tempo, pois bem, agora vai sair. A algum tempo estava em busca de uma solução de shell linux seguro onde pudesse limitar os comandos que meus usuários poderiam executar no meu servidor e que os mesmos ficassem presos a seu diretório home.

Pois bem, após alguma pesquisa descobri um shell que faz isso o "lshell" e vou agora ensinar como instala-lo e configura-lo em um servidor baseado no Debian, porem você poderá instala-lo em qualquer outra distro, geralmente a partir de seus repositórios.

Para instala-lo no Debian você pode fazer via apt-get, como qualquer outro pacote:

Código: Selecionar todos

# apt-get install lshell
Após concluir a instalação do lshell, deveremos proceder com a sua configuração. Esse shell tem toda sua configuração baseada no arquivo lshell.conf, para acessa-lo abra com seu editor favorito o arquivo: /etc/lshell.conf

Neste arquivo existirá um bloco [default] e no mesmo um item chamado allowed, esse item que você irá definir quais comandos poderão ser executados.

Código: Selecionar todos

[default]
##  a list of the allowed commands or 'all' to allow all commands in user's PATH
allowed         : ['ls','pwd','cd','scp','nano','vi','tar','zip','unzip']
No meu caso dei permissão apenas para os comandos básicos que meus usuários precisarão para fazer serviços básicos em um servidor web, como backup, edição de arquivos, compactação e descompactação, etc.

Agora para começar a usar esse shell, você tem que nos usuários que deseja usa-lo, tornar para ele o shell padrão de um usuário já existente execute o seguinte comando:

Código: Selecionar todos

usermod -s /usr/bin/lshell usuario
Caso não exista o usuário ainda, você deverá usar o comando

Código: Selecionar todos

adduser -s /usr/bin/lshell usuario
Espero que essa dica seja de grande ajuda para mais pessoas.



Voltar para “Tutoriais”