Página 1 de 1

[Tutorial] Instalação do Nimbus Client no Debian e Ubuntu

Enviado: 21 Jul 2015 00:08
por tacioandrade
Olá a todos, hoje venho ensinar como instalar o Nimbus Client no Debian (testado no Debian Squeeze 6, Wheezy 7 e Jessie 8, 32 e 64 bits) e Ubuntu Server (Lucid 10.04, 12.04 e 14.04).

Instalação

O Cliente do Nimbus Backup para não está mais disponível no seu site e mesmo que estivesse o mesmo foi feito para uma versão antiga do Debian e vinha dando problemas com as versões mais novas, porem você poderá fazer o download do cliente para distros baseadas em Debian já corrigida por mim, diretamente do nosso repositório do sourceforge: https://sourceforge.net/projects/nimbus ... b/download

A instalação é muito simples, caso você tenha acesso a internet, basta fazer o download do cliente e tentar instala-lo:

Código: Selecionar todos

# wget https://sourceforge.net/projects/nimbusperfeitoto/files/Clientes/Linux/nimbus-client_1.1.4_fix_all.deb/download -O nimbus-client_1.1.4_fix_all.deb
# dpkg -i nimbus-client_1.1.4_fix_all.deb
Após tentar fazer a instalação o mesmo dirá que faltam algumas dependências isso é porque o Nimbus Client depende do Bacula-fd (bacula client), então para resolver esse problema é só executar o comando:

Código: Selecionar todos

# apt-get -f install
Ao concluir a instalação do cliente, verifique se os serviços bacula-fd e nimbusclient estão ativos:

Código: Selecionar todos

# service bacula-fd status
# service nimbusclient status
Caso estejam funcionando, podemos ir para o próximo passo, a de avisar ao servidor do novo cliente, para isso rode o seguinte comando:

Código: Selecionar todos

# nimbusnotifier admin <senha-web-nimbus> <ip-servidor-nimbus>
Ao rodar esse comando, acesse a interface web: http://ip-nimbus e navegue no menu "Computador -> Activar novo computador". Ao acessar essa opção irá aparecer o seu cliente Debian como pode ver na imagem abaixo:

Imagem

Após verificar que o Cliente foi encontrado, cliqe na opção "Editar" e edite as informações do mesmo como o nome, Grupo ao qual participa, etc, e após isso atualize o Cliente (usei a mesma imagem do Windows para poupar tempo).

Imagem

Ao retornar a tela Ativar novo computador, verifique se o nome do seu cliente está correto e clique na opção "Ativar". Com isso seu cliente foi ativador e você já poderá configurar os backups no mesmo.

Imagem

Imagem

Caso ao clicar em Ativar apareça uma mensagem de erro o mais provável é que o serviço do Bacula ou do Nimbus não esteja ativo, ou que o firewall esteja barrando as portas 9102 e 11110, verifique isso e tente novamente.


Espero que tenha funcionado com vocês e até o próximo tutorial.

Re:[Tutorial] Instalação do Nimbus Client no Debian e Ubuntu

Enviado: 19 Fev 2016 16:05
por edueleto
Não existe cliente para Red Hat/CentOS?

Re: [Tutorial] Instalação do Nimbus Client no Debian e Ubuntu

Enviado: 07 Abr 2017 17:06
por edjanio
      Olá boa tarde, no dia 04 de abril 2017, tive o prazer de colocar em prática seguindo o tutorial de instalação do cliente nimbus em um debian 8 jessie todo em modo texto, seguindo todos os passos descrito no tutorial, posso dizer que funciona perfeitamente.Meus parabéns pelo tutorial.