[Tutorial] Instalação do Nimbus Client no Windows Server XP/2003 a 8.1/2012R2

Usar TAGs [Video] [Tutorial]
Avatar do usuário
tacioandrade
Administrator
Administrator
Mensagens: 110
Registrado em: 10 Jun 2013 22:03
Localização: Vitória da Conquista - Ba
Idade: 34
Contato:
Status: Offline

[Tutorial] Instalação do Nimbus Client no Windows Server XP/2003 a 8.1/2012R2

Mensagem por tacioandrade »

Instalação ITBR

Olá a todos, hoje venho ensinar como instalar o Nimbus Client no Windows XP/2003 (nem deveria ensinar mais isso, porem nele tem um pulo do gato que pode deixar aos sofredores que ainda usam esse sistema legado com problemas) e Windows 7/2008R2 (também é válido até o 8.1 e 2012R2).

Windows XP/2003 e 2008R2 (houveram caso apenas a instalação direta não foi e foi necessário instalar também) - Pulo do Gato

Para fazer a instalação do Nimbus Client no Windows XP ou Windows Server 2003, antes, terá que fazer a instalação de uma dependência para o mesmo, um programa chamado Microsoft Visual
C++ 2008 Redistributable Package ou "vcredist". O Visual C++ pode ser baixado direto do site da Microsoft ou direto do nosso repositório do sourceforge: https://sourceforge.net/projects/nimbus ... e/download

Após fazer o download do mesmo, conclua a instalação do pacote e pode pular para a instalação do cliente.

Todos os Windows

O Cliente do Nimbus Backup não está mais disponível no seu site, porem você poderá fazer o download do cliente do Nimbus para Windows, diretamente do nosso repositório do sourceforge: https://sourceforge.net/projects/nimbus ... e/download

A instalação é muito simples, do tipo padrão do Windows, Next -> Next -> Finish, sem erro.

Imagem

Na segunda tela será pedido para que você digite o IP ou hostname do seu servidor Nimbus (recomendo que faça uso de IP, pois em caso de seu servidor de DNS cair durante a noite, seu backup não será afetado) e a senha da interface Web do Nimbus.

Imagem

Após isso o pacote instalará o Bacula, Nimbus Client e se tudo correu bem, deverá aparecer uma mensagem de sucesso ao fim da instalação.

Ao concluir a instalação do cliente (de forma alguma se esqueça de liberar no Firewall do Windows as portas 11110 e 9102 para acesso do servidor Nimbus), acesse a interface web: http://ip-nimbus e navegue no menu "Computador -> Activar novo computador". Ao acessar essa opção irá aparecer o seu computador Windows como pode ver na imagem abaixo:

Imagem

Após verificar que o Cliente foi encontrado, cliqe na opção "Editar" e edite as informações do mesmo como o nome, Grupo ao qual participa, etc, e após isso atualize o Cliente.

Imagem

Ao retornar a tela Ativar novo computador, verifique se o nome do seu cliente está correto e clique na opção "Ativar". Com isso seu cliente foi ativador e você já poderá configurar os backups no mesmo.

Imagem

Imagem


Então até o próximo tutorial que será de configuração de um backup no Nimbus.



daniloduck
Newbie
Newbie
Mensagens: 1
Registrado em: 29 Set 2015 11:41
Status: Offline

Re: [Tutorial] Instalação do Nimbus Client no Windows Server XP/2003 a 8.1/2012R2

Mensagem por daniloduck »

Seria possível usar o instalador do cliente do Bacula para W10 x64 no Nimbus?.

Responder

Voltar para “Video Aula e Tutoriais”