[Dica] Utilização de FTP para storage no Proxmox

Avatar do usuário
tacioandrade
Administrator
Administrator
Mensagens: 110
Registrado em: 10 Jun 2013 22:03
Localização: Vitória da Conquista - Ba
Idade: 34
Contato:
Status: Offline

[Dica] Utilização de FTP para storage no Proxmox

Mensagem por tacioandrade »

Boa tarde pessoal hoje após um bom tempo achei um conteúdo que valia  apena um bom tutorial aqui para o forum, então vamos lá. Eu tive a necessidade essa semana de fazer uso de um servidor FTP para fazer os backups do meu proxmox, porem apesar de suportar o NFS, o Proxmox por padrão não suporta o FTP, porem quem disse que isso é um problema?  ;)

Então vamos deixar de conversa fiada e vamos ao que interessa:

1 - Primeiramente precisaremos instalar um pacote chamado CurlFTPfs que é usado para montar um compartilhamento FTP em um diretório acessível dentro do Linux.

apt-get install curlftpfs

2- Após instalar o CurlFTPfs devemos criar um diretório onde esse compartilhamento será montado no sistema, no meu caso criarei um diretório dentro de /mnt

mkdir -p /mnt/ftp-backup

3 - Depois de criar o diretório, devemos criar um arquivo de texto onde definiremos qual o nosso servidor ftp, o login e senha que serão usados

nano /root/.netrc

Código: Selecionar todos

machine ftp.dominio.net
login login-do-usuario
password senha-do-usuario
Salve o arquivo Ctrl + O e saia Ctrl + X

Altere as permissões do arquivo para que nenhum outro usuário do sistema além do root possa ver o login e senha do servidor ftp

chmod 600 /root/.netrc

4 - Edite o arquivo de montagem das partições do sistema

nano /etc/fstab

Adicione no fim do arquivo a seguinte linha alterando os dados em negrito.

Código: Selecionar todos

curlftpfs#[b]ftp.dominio.net[/b] /mnt/ftp-backup fuse allow_root,nonempty,_netdev,direct_io,hard_remove,big_writes 0 0
5 - Faça o teste para ver se montou corretamente a partição

mount -a

Caso não tenha aparecido erro algum pelo visto está correto, só confirme com o comando df -h para ter certeza.
df -h

6 - Agora na interface gráfica

Vá até a aba: Datacenter >> Storage >> Add >> Directory

Imagem

Coloque os dados como na imagem abaixo (não adicione Images nem Containers, só Backup e ISO e Templates)

Imagem

Pronto, agora você já tem um diretório FTP onde poderá armazenar Backup, das suas maquinas.


Abração e até o próximo tutorial.

PS: Esse tutorial não foi criado por mim, achei ele em inglês em um forum e decidi compartilhar por aqui após testar http://forum.online.net/index.php?/topi ... d-for-now/



Voltar para “Proxmox”