Discos com tamanho dinâmico.

henriquejensen
Newbie
Newbie
Mensagens: 2
Registrado em: 22 Mar 2015 13:37
Status: Offline

Discos com tamanho dinâmico.

Mensagem por henriquejensen »

Surgiu a seguinte dúvida:
Quando preciso copiar o conteúdo de um disco cheio de vms do proxmox pra outro computador (num caso de desastre), eu acabo tenho arquivos de vm gigantes, ou seja, se criei uma vm pra windows 2008 server com 50gb por exemplo, e na verdade ele vai estar ocupando somente 20gb desse espaço, na hora de copiar essa vm para um outro pc pra recuperar os dados dela eu ficarei umas 2 horas copiando, porque ele vai copiar todos os 50gb que é o tamanho do disco virtual criado. Imagine isso numa situação em que um servidor de uma empresa dá pau e tenho 4 ou 5 vms dentro de um hd  :P to lascado.
Aliás, se alguém puder me dar as dicas de como agir em caso de desastre, bora fazer um tutorial, pq até agora nao achei nada parecido na internet (somente um video em que a vm deu pau, mas só ela, nao o pc que roda o proxmox inteiro por exemplo)
Acredito que não é só ter um sistema de virtualização eficiente, mas sim um sistema de backup também, para que em caso de pane seja fácil botar pra rodar novamente.



Avatar do usuário
marceloleaes
Administrator
Administrator
Mensagens: 1516
Registrado em: 10 Jun 2013 12:45
Localização: Novo Hamburgo
Idade: 41
Contato:
Status: Offline

Re:Discos com tamanho dinâmico.

Mensagem por marceloleaes »

Acho que primeiro você deve levar em consideração a importância da disponibilidade dos sistemas para a empresa.

Quanto tempo sua empresa pode ficar parada ? Quanto prejuízo isto gera ? Será que não vale a pena investir em uma solução de HA ?

Backup e restore demandam tempo de cópia e dependendo do método adotado ( rede ou direto entre discos ) vai ter uma janela de tempo para copiar de volta e poder restaurar as vms em novo hardware ou no mesmo, dependendo do caso.

Não tem formula mágica para diminuir, pelo menos drasticamente este tempo. O que você pode fazer é evitar ele.

Xenserver, Hyper-V Core, Vmware, Proxmox ... todos oferecem HA de forma gratuita. Ferramentas estão ai, só usar  ;)
"Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha." Confúcio

henriquejensen
Newbie
Newbie
Mensagens: 2
Registrado em: 22 Mar 2015 13:37
Status: Offline

Re:Discos com tamanho dinâmico.

Mensagem por henriquejensen »

Mas falando sobre discos dinamicos no proxmox, vc tem alguma ideia de como fazer isso?

Avatar do usuário
marceloleaes
Administrator
Administrator
Mensagens: 1516
Registrado em: 10 Jun 2013 12:45
Localização: Novo Hamburgo
Idade: 41
Contato:
Status: Offline

Re:Discos com tamanho dinâmico.

Mensagem por marceloleaes »

Disco dinâmico = Aloca tamanho conforme uso
Disco Fixo = Aloca TODO o espaço já na criação

Indiferente se for dinâmico ou fixo, o tempo necessário de cópia é o tempo real de copiar ou mover a quantidade de GB ocupados.
Não tem milagre para fazer copiar mais rápido, quanto maior o VHD mais tempo de cópia.
"Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha." Confúcio

Avatar do usuário
marceloleaes
Administrator
Administrator
Mensagens: 1516
Registrado em: 10 Jun 2013 12:45
Localização: Novo Hamburgo
Idade: 41
Contato:
Status: Offline

Re:Discos com tamanho dinâmico.

Mensagem por marceloleaes »

E um detalhe, um disco dinâmico de 50GB , pode passar deste tamanho muitas vezes porque muito do disco é marcado para sobre escrever e muitas vezes isto não ocorre. Existem ferramentas para otimizar isto, e o VHD voltar a ocupar o tamanho correto.
"Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha." Confúcio

Avatar do usuário
tacioandrade
Administrator
Administrator
Mensagens: 110
Registrado em: 10 Jun 2013 22:03
Localização: Vitória da Conquista - Ba
Idade: 34
Contato:
Status: Offline

Re:Discos com tamanho dinâmico.

Mensagem por tacioandrade »

Já tinha pesquisado isso a algum tempo, porem o proxmox não da suporte a discos dinâmicos (e nem acho que está na lista de features a serem adicionadas), porem recomendo o seguinte que você configure uma rotina de backup das VMs durante a madrugada (pode ser diário ou semanal pelo menos), pois esses backups tem apenas o disco usado e é bem mais simples de se fazer o restore. =)


Att. Tácio Andrade.

Responder

Voltar para “Proxmox”