Primeira Postagem
Surgiu a seguinte dúvida:
Quando preciso copiar o conteúdo de um disco cheio de vms do proxmox pra outro computador (num caso de desastre), eu acabo tenho arquivos de vm gigantes, ou seja, se criei uma vm pra windows 2008 server com 50gb por exemplo, e na verdade ele vai estar ocupando somente 20gb desse espaço, na hora de copiar essa vm para um outro pc pra recuperar os dados dela eu ficarei umas 2 horas copiando, porque ele vai copiar todos os 50gb que é o tamanho do disco virtual criado. Imagine isso numa situação em que um servidor de uma empresa dá pau e tenho 4 ou 5 vms dentro de um hd :P to lascado.
Aliás, se alguém puder me dar as dicas de como agir em caso de desastre, bora fazer um tutorial, pq até agora nao achei nada parecido na internet (somente um video em que a vm deu pau, mas só ela, nao o pc que roda o proxmox inteiro por exemplo)
Acredito que não é só ter um sistema de virtualização eficiente, mas sim um sistema de backup também, para que em caso de pane seja fácil...
Última mensagem
Já tinha pesquisado isso a algum tempo, porem o proxmox não da suporte a discos dinâmicos (e nem acho que está na lista de features a serem adicionadas), porem recomendo o seguinte que você configure uma rotina de backup das VMs durante a madrugada (pode ser diário ou semanal pelo menos), pois esses backups tem apenas o disco usado e é bem mais simples de se fazer o restore. =)
Att. Tácio Andrade.